"FALAR VERDADE A MENTIR" DE ALMEIDA GARRETT

"FALAR VERDADE A MENTIR" DE ALMEIDA GARRETT
Eis as personagens da peça:Joaquina, José Félix, Duarte, Amália, General Lemos e Brás Ferreira
"ISTO SIM, SÃO VERDADES PURAS...E NÃO DEIXAM MENTIR NINGUÉM."

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MENTIRA... VERDADE...DÁ A TUA OPINIÃO!

Na sua última fala, Duarte diz a José Félix:
"Protesto-lhe que hoje foi o último dia da minha vida que me deixei cair neste maldito vício... E nem eu sei como foi; queria-me defender...vinham umas atrás das outras...por fim...não sei...Mas acabou-se: não torno mais a mentir; custa-me muito, dá muito trabalho. Vi-me em ânsias! Juro que me hei-de emendar...já estou emendado. (...)"

E tu, também achas que a mentira é um vício? E a verdade, devemos lutar por ela, abrir-lhe a porta?
Lê atentamente as citações e os poemas que se seguem sobre a mentira e a verdade, reflecte sobre o assunto e deixa aqui a tua opinião.

CITAÇÕES
"Às vezes, sem o sabermos, o futuro está em nós, e as nossas palavras supostamente mentirosas descrevem uma realidade que está próxima."
Marcel Proust

"Por vezes a mentira exprime melhor do que a verdade aquilo que se passa na alma."
Máximo Gorky

"A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros."
Anais Nin

"A verdade é como o Sol. Ela permite-nos ver tudo, mas não deixa que a olhemos."
Victor Hugo

"Os erros passam, a verdade fica."
Diderot

"Não te convenças de que a tua verdade possa ser encontrada por qualquer outro."
André Gide

Sem comentários:

Enviar um comentário